O QUE É NUTRIÇÃO PARENTERAL?

Um importante fator a se avaliar na terapêutica de animais sob cuidados intensivos é a necessidade nutricional, pois é comum se deparar com casos em que a alimentação por vias convencionais se tornam impossíveis. Seja devido há um estado pré ou pós-operatório, alguma patologia no sistema digestório, traumas e até mesmo a impossibilidade do uso de uma sonda para alimentação.  Nestes casos a nutrição parenteral é um importante aliado terapêutico, baseado no método de administração de nutrientes injetados diretamente de maneira intravenosa, fornece os nutrientes necessários e balanceados para a melhora no tratamento clínico e resposta do animal.

Com base nisso, a CentralVet apresenta para o médico veterinário dois excelentes produtos para a nutrição parenteral, o Lipovenos e o Aminoven, fabricados pela Fresenius Kabi, são um concentrado de lipídios e aminoácidos respectivamente, ideais para realizar a nutrição adequada do animal.

O Lipovenos é uma emulsão lipídica homogênea de coloração branca para administração intravenosa. Indicado como fonte de energia e para a reposição de ácidos graxos em animais que necessitam de suporte nutricional com alguma deficiência em manter ou reestabelecer esses parâmetros, melhorando o funcionamento do organismo.

O Aminoven 10% ou 15% é um concentrado de aminoácidos originários da fisiologia natural, assim como os aminoácidos derivados da ingestão e assimilação das proteínas dos alimentos, os aminoácidos administrados por via parenteral entram na reserva do organismo de aminoácidos livres e subsequentemente em todas as reações metabólicas. Após isso, ocupam o espaço intravascular, distribuindo-se para o líquido intersticial e são regulados individualmente para o espaço intracelular de diferentes tecidos conforme sua necessidade. Suas concentrações plasmáticas e intracelulares são reguladas endogenamente com estreitas variações dependendo da idade, estado nutricional e das condições patológicas do paciente.

De acordo com o caso do paciente, ainda é possível realizar uma associação entre o Lipovenos, o Aminoven e outros compostos nutracêuticos ao preparar a solução final. Caso isso se torne necessário, outros nutrientes como carboidratos, eletrólitos, emulsões lipídicas, vitaminas podem ser adicionados para completar a nutrição parenteral, melhorando a qualidade nutricional de seu paciente. Deve-se ter cuidado às técnicas assépticas de preparo e em particular, a compatibilidade entre compostos, possibilitando a terapêutica nutricional completa. A dosagem depende da gravidade do estado catabólico e da necessidade de aminoácidos. A dosagem máxima diária de 2,0g/kg não deve ser excedida em nutrição parenteral.

Baixe nosso aplicativos
Play store App store