Saiba mais sobre o Voluven

Dentre os diversos tipos de fluidoterapia, o Voluven está classificado como um Coloide, também chamado de expansor plasmático. Sua função é majoritariamente voltada para a reposição volêmica, seja por qualquer fator. Essa função do Voluven garante a total reposição do volume sanguíneo e ainda possui uma meia-vida plasmática efetiva mínima de 6 horas, esse fator só é permitido pois sua fórmula usa o princípio ativo Hidroxietilamido, que possui uma estrutura molecular semelhante ao glicogênio, adaptando-se ao organismo e garantindo baixos índices de reações anafiláticas.

Ao se deparar com uma situação emergencial clínica, muitas vezes a diferença entre o sucesso do tratamento para salvar a vida do animal e a falha depende de uma transfusão sanguínea. Nestas ocasiões o tempo em que esse animal será transfundido é de grande importância, ainda podem ocorrer situações para favorecer o contratempo como dificuldade de encontrar um laboratório com sangue compatível, encontrar um doador adequado e até depender de bancos de sangue.

O Voluven é o expansor plasmático ideal para essas situações, enquanto a bolsa de sangue ainda não está disponível para transfundir, o uso do Voluven evita que o quadro de hipovolemia e choque sejam instaurados. Indicado em qualquer ocasião de hemorragia, sejam eles traumas, choques, cirúrgicos e até mesmo patológicos.

O peso molecular do Voluven após a infusão é de 70 mil a 80 mil Daltons, graças a esse fator ele se esquiva da excreção pela via urinaria, ocasionando no aumento do tempo em circulação dentro do organismo. Após 30 minutos da infusão, seu nível plasmático ainda é de 75%, e mesmo após 6 horas, ele mantem um índice de 61% na corrente sanguínea, garantindo a estabilização ideal até a chegada do sangue para transfusão.

Esses fatores demonstram que o Voluven é indispensável na rotina emergencial de qualquer clínica veterinária, sempre indicado para planos terapêuticos e profilaxia de hipovolemia e choque como primeiros socorros em acidentes, intervenções cirúrgicas ou traumatológicas, terapia intensiva, hemodiluição normovolêmica e tratamentos clínicos generalizados.

Baixe nosso aplicativos
Play store App store